Nadal vence Berdych e chega à final em Madri

O espanhol Rafael Nadal lutará pelo título do Masters 1000 de Madri, torneio que venceu nas últimas duas edições. Neste sábado, ele se vingou do tcheco Tomas Berdych e o derrotou por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/1, na semifinal para alcançar a decisão, sua segunda na temporada.


Nadal e Berdych tinham se enfrentado apenas uma vez no ano, nas quartas de final do Aberto da Austrália, e na ocasião o tcheco venceu. O espanhol era considerado favorito para o duelo, pela grande vantagem no retrospecto do confronto direto, mas acabou eliminado precocemente do primeiro Grand Slam do ano.


Neste sábado, o ex-líder do ranking mundial fez valer seu melhor jogo em quadras de saibro. Nadal teve nove chances de quebrar o saque de Berdych (aproveitou duas no segundo set) e não viu seu serviço ameaçado em nenhum momento da partida. Na primeira parcial, venceu o tie-break pela consistência.


No segundo, conseguiu dominar o tenista tcheco já nos primeiros games. Com duas quebras, jogou sempre à frente do marcador, o que lhe deu ainda mais segurança em quadra.


Na decisão do Masters 1000 de Madri, Rafael Nadal enfrentará o vencedor do confronto entre o britânico Andy Murray e o japonês Kei Nishikori, que se enfrentam ainda neste sábado.